Familiares de ciclista alcoolizado não ganham indenização por atropelamento

A 2ª Câmara de Direito Civil manteve sentença da Comarca de Porto União e negou indenização por danos morais e materiais à família de José Evadir Izidoro. Ele foi atropelado por Orlando Alberto Krug em 1998, quando transitava de bicicleta alcoolizado, à noite, pela SC-280, e invadiu a frente do carro dirigido por Krug.

Ao apelar da sentença, a mulher e os filhos da vítima alegaram que o motorista trafegava em alta velocidade, porém esse fato não foi comprovado. Krug disse ter havido culpa exclusiva de Izidoro, que teria entrado inesperadamente na pista, sem dar chances de evitar o choque. Além disso, teve sua visão prejudicada por um veículo que trafegava em direção contrária com luz alta, o que não deu oportunidade para qualquer manobra defensiva.

O desembargador substituto Jaime Luiz Vicari, relator da matéria, reconheceu a culpa de Izidoro no atropelamento. Dados levantados pela perícia comprovaram que o carro atingiu a roda da frente da bicicleta, o que demonstra que o ciclista estava entrando na pista. Além disso, o exame que acusou 1,68 ml de álcool por litro de sangue atestou a embriaguez da vítima, com prejuízo em seus reflexos.

“Desta maneira, não há reconhecer a culpa do condutor do veículo, o qual transitava normalmente, mas sim da vítima, que agiu de maneira totalmente imprudente ao trafegar, embriagada, de bicicleta, numa rodovia estadual à noite, sem tomar as devidas cautelas”, finalizou Vicari. A decisão foi unânime. Processo: (AC) 2007.059552-4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: